quinta-feira, 28 de abril de 2011

COLOR&TRIM

http://www.designatento.com/design-produto/automobilistico/color-e-trim-2010-2011.html

Color & Trim é a área que estuda a função dos sistemas, os componentes internos, materiais, sensações, percepção visual, tudo dentro do contexto de uso. Faz parte de seu estudo forrmas, texturas, aromas, acústica, sensibilidade térmica, cores, tendencias e moda.
Um carro com um shape sensacional é incrível, contemplativo, gera status e posicionamento social, mas de nada adianta se o motorista não se sentir bem dentro dele. Essa é a responsabilidade de um departamento chamado Color & Trim dentro das marcas automobilísticas.
No mercado nacional, já é possível notar os fortes investimentos em interiores tanto nos nacionais quanto nos importados. Abaixo, veja a seleção de interiores por faixa de preço.

Classe E - R$25mil à R$30mil

Dá para notar uma leve garibada. Apesar dos blocos simples, as formas mais orgânicas e arredondads dão um ar mais moderno e agradável ao interior. Exceto o Ford Ka que apresenta as linhas duras da Ford.

Celta (GM)
Mais simples, impossível. O painel é um bloco único sem muitas formas e volumes, a idéia do simples-barato-popular é nítida o que reflete diretamente no valor de entrada de mercado.



Ka (Ford)

Apesar de possuir as linhas duras da Ford, seu nível de detalhamento é superior ao Celta, o painel blocado ainda é bastante nítido devido ao pouco trabalho nas alternâncias de cores e texturas. Está interessante, mas ainda há quem se incomode no estilo quadradão da Ford.



Novo Uno Sporting (Fiat)

Certamente a versão Sporting deu um ar muito mais sofisticado à versão com um trabalho de contrastes cromáticos e texturas. A versão de entrada possui o mesmo shape interno, só recebe menos trabalho de acabamento.



Classe D - R$30mil à R$40mil

Ainda existe alguma carência, mas já começa a ficar bem mais interessante do que os anteriores, com exceção ao Fiesta Rocam e ao Palio, que não evoluiram muito desde seus últimos modelos.

Agile (GM)

O Agile já entrou no mercado com um painel que se diferenciava da concorrência, com iluminação azul e contadores redesenhados o modelo ficou realmente interessante. Há um nítido trabalho de 
formas e tons na composição como um todo. 



Fista Rocam (Ford)

É o irmão mais sofisticado do Ka, a mesma forma e o mesmo layout, só ganhou em nível de 
 acabamento.



Fox (Volkswagen)

A sensação é de tranquilidade. Com linhas seguras e formas bem determinadas, a Volks constrói uma linguagem mais séria e masculina. O painel é de fato um dos itens que mais se destaca entre a 
concorrência, nas versões mais tops o painel recebe um cromado especial que faz muita diferença.



Gol (Volkswagen)

Como o Fox, o Gol recebeu o mesmo tratamento exceto pelo bloco bipartido.




Palio (Fiat)

É o mais básico de todos da classe. O painel com fundo branco tira todo o tesão...




Classe C - R$40mil à R$60mil

A brincadeira já começa a ficar mais séria, mudando de patamar, os detalhes são mais trabalhados e os materiais melhores selecionados.

EcoSport (Ford)

Com uma linguagem adventure o EcoSport traz o típico painel da Ford (simples e funcional) sem inventar muito nos detalhes.




Focus Hatch (Ford)

Outro patamar da Ford, o painel é muito mais atrativo com linhas e texturas que respiram esportividade e seriedade.



Idea (Fiat)

É um carro mais alto e seu espaço interno possibilita a inteligente utilização de linhas verticais na 
composição. O volante tem um trabalho bacanérrimo em baixo relevo, além das formas ergonômicas.



Linea (Fiat)
Com o típico painel e volante da Fiat acredito que o grande detalhe do Linea é o bloco central em plástico brilhante preto.


NewFiesta (Ford)

É a nova aposta da Ford, confesso que quando vi as fotos achei o máximo as linhas agressivas num tom meio alien. Mas a composição interna é bastante carregada, e o carro não é muito espaçoso, me deu uma sensação de pouco espaço.



Polo (Volkswagen)

É lindo pelo todo! O detalhe mais legal é o botão vertical do lado direito dos controles de rádio: um porta copos retrátil - Fantástico!



Punto (Fiat)

Painel e volante típicos da Fiat. O mais interessante do Punto em relação aos outros carros da marca é o design do painel em direção ao lado do passageiro, com linhas que caminham dentro dando uma sensação de maior espaço interno.



Vectra GT (GM)

Bem esportivo, dá uma nítida sensação de valor agregado, mas na minha opinião o layout como um todo dá uma sensação negativa de que há botões demais no carro. 



Classe B - R$60mil à R$90mil

A brincadeira já começa a ficar mais séria, mudando de patamar, os detalhes são mais trabalhados e os materiais melhor selecionados.

Bravo (Fiat)

É sensacional, mas já é uma aposta de 2011. Nota-se a evolução significativa no painel de instrumentos, a inteligente utilização das linhas do bloco dando mais espaço ao passageiro e o controle central com detalhes em cromados e plástico especial.



Fusion (Ford)

O que mais chama atenção é o painel de instrumentos, sem dúvida alguma. O resto é uma versão diretoria de um default da Ford.



Classe A - R$90mil pra mais

C30 (Volvo)



Captiva (GM)



Tiguan (Volkswagen)



XC60 (Volvo)

3 comentários:

  1. Mto Bom! Senti falta de analises da Peugeot e da Citroen! Pois em termo de acabamento interno e detalhes creio q a peugeot e a citroen são muito superiores, em relação as quatro grandes. (Fiat, GM, ford e VW)

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  2. Mto legal essa matéria de intrior!

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