terça-feira, 1 de março de 2011

Não existe desafio que um bom design não possa resolver

O caos sobre rodas

Por Camila Souza Ramos e Glauco Faria

O centro de São Paulo está vazio. Vazio não, um único carro de uma montadora estrangeira passeia tranquilamente por suas ruas ao som de “At Last”, enquanto Kiefer Sutherland, que interpreta Jack Bauer, no seriado televisivo “24 horas”, dirige o carro, surpreso com a situação. Assim que resolve parar e sair do veículo, o motorista se depara com trânsito, muito barulho, muitas pessoas, enfim, o caos urbano que acompanha a capital paulista todos os dias. Frente a isso, prefere voltar ao automóvel e, dentro dele, olhar novamente as ruas vazias da cidade.

Esse comercial foi transmitido na televisão entre 2007 e 2008. A promessa é a sensação de sossego e distanciamento do ambiente exterior, como se o automóvel fosse uma espécie de retiro sobre quatro rodas que, segundo outras campanhas publicitárias, ainda faz o motorista/dono se destacar entre seus pares, atraindo olhares do sexo oposto e atiçando a inveja alheia. Não à toa os veículos automotores são um dos primeiros itens de consumo identificados com a ascensão social. Porém, as conseqüências da opção rodoviarista adotada pela sociedade são bem diferentes...

Leia mais sobre o assunto em: http://www.revistaforum.com.br/noticias/2010/06/10/o_caos_sobre_rodas/

Conscientizar faz toda a diferença!

3 comentários:

  1. uma parte da solução deve começar debaixo para cima, nós designers, engenheiros e interessados a fazer nossa parte, repensar o transporte e fazer o elo entre transporte e cidade funcionar...mas aí vem o fato da outra parte de cima para baixo, enquanto não pressionarmos o governo não mudará muita coisa...sabemos que o buraco é mais embaixo!

    Não li o texto...mas...pretendo ler!!! valeu Yuri!!!

    ResponderExcluir
  2. Yuri editei o post, fique a vontade se quiser mudar o trecho e parabéns pelo post! =)

    ResponderExcluir
  3. Claudinhaaaa... Muitíssimo obrigado, ainda não tinha visto que você tinha arrumado. Muito melhor assim. Beijão.

    ResponderExcluir