segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dinamarqueses querem construir seu próprio foguete

 Isso com um orçamento de apenas R$ 200 mil, vindos de doações arrecadadas pelo site www.copenhmagensuborbitals.com. O foguete fará um voo suborbital, subindo a 100 quilômetros de altitude, e depois assumirá uma trajetória descendente até cair no oceano. Loucura? Eles dizem que não. 

"Os primeiros foguetes da história foram projetados por amadores na Alemanha e nos EUA", diz Madsen, que será o piloto. Os dois dinamarqueses pretendem construir 6 foguetes diferentes até chegar à versão final. 



 O primeiro deles já foi testado, num lançamento não tripulado realizado em setembro no mar Báltico (usar o mar foi a solução encontrada para driblar as leis da Dinamarca, que proíbem o lançamento de objetos a mais de 2 400 metros).

A tentativa falhou, pois o propulsor do foguete enguiçou, e o próximo teste ficou para 2011. Se a empreitada der certo, os autores da façanha prometem tornar pública a tecnologia desenvolvida, para que todo mundo possa construir seu próprio foguete e ir ao espaço. O que, segundo eles, é prioridade total.

2 comentários: